EDUCAÇÃO E TRABALHO SOCIAL
Se é verdade que as sociedades
contemporâneas já interiorizaram uma visão estratégica da educação como um
conjunto estruturado de oportunidades de aprendizagem de cada sujeito quanto ao
direito de realização da sua humanidade no interior de comunidades concretas,
encarar a educação como praxis antropológica de alcance social pressupõe que o
trabalho social seja concebido a partir do desenvolvimento humano, não obstante
as incertezas sociais, as pressões das políticas públicas e a heterogeneidade
de práticas de intervenção em que este mesmo trabalho social frequentemente se
move.
O tema agregador do n.º 19 da
Revista Saber & Educar pretende dar destaque à articulação que entretêm
entre si “Educação” e “Trabalho Social” nos mais diversos campos disciplinares,
científicos e formativos em que esta se pode traduzir, e que podem ir desde
educação e formação de adultos à educação social, da pedagogia escolar à
social, da intervenção socioeducativa ao desenvolvimento comunitário, entre
outros.
Rejeitando, desde logo, as muitas
dicotomias epistemológicas, conceptuais, metodológicas, e outras a que esta
relação educação-trabalho social se encontra frequentemente amarrada, para
alcançar o objetivo a que este número da revista se propõe, importará, por um
lado, revisitar os conceitos de educação e de trabalho social e, por outro
lado, descobrir nos múltiplos projetos de educação e de trabalho social
significativas interseções teórico-práticas que permitirão descobrir e
redesenhar novas configurações do humano no espaço comum habitado. Convidam-se
os investigadores a apresentarem especialmente pesquisas em projetos e
processos de intervenção dos quais se tenham obtido resultados empíricos
significativos para o tema agregador.
SUMÁRIO
EDITORIAL
José Luís
Gonçalves
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6-9
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ARTIGOS
Katharina
Rauh, Klaus Fröhlich-Gildhoff
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10-23
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Sara
Högdin, Cecilia Kjellman
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24-37
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Tatiana
Nunes, Diogo Teixeira, Filipa Coelhoso
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38-47
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Ana Maria
Vieira
|
48-61
|
Marta
Graça, Manuela Gonçalves
|
62-73
|
Sofia R.
S. Fernandes, Raquel P. F. Guiné, Ana Paula Cardoso, José Luís Abrantes,
Manuela Ferreira
|
74-85
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Mára
Beatriz Pucci de Mattos
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86-95
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Carla
Hiolanda Ferreira Esteves
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96-105
|
Clara
Medeiros Veiga Ramires Monteiro, Ana Cristina Coll Delgado
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106-115
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Marcia
Regina Medeiros Veiga, António Manuel Rochette Cordeiro, Sónia Cristina
Mairos Ferreira
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116-127
|
Xosé
Manuel Cid, Deibe Simo
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